Bem vindos ao blog da FIFA World Cup 2014

A Copa do Mundo da FIFA de 2014 será a 2ª realizada no BRASIL.
As 12 cidades que sediarão os jogos: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Cuiabá, Manaus, Fortaleza, Salvador, Recife e Natal.

sábado, 11 de setembro de 2010

Rio de Janeiro pretende abrigar as principais sedes da Copa de 2014

O Secretário geral da Fifa, o francês Jérome Valcke, ficará no Rio de Janeiro até o fim da próxima semana, participando de visitas e reuniões de trabalho para acompanhar mais de perto a estrutura da cidade e os preparativos para a Copa do Mundo de 2014. A capital do estdo do RJ tendo em seus limites quatro estruturas: o IBC, a sede da Fifa, a sede do Comitê Organizador Local e ainda sediar o sorteio das Eliminatórias Mundiais da Copa do Mundo.

Jérome Valcke e Ricardo Teixeira em visita da FIFA

IBC (International Broadcasting Center) - Em português, o Centro Internacional de Transmissões. É o coração das empresas de telecomunicações que transmitirão as imagens da Copa do Mundo para todo o planeta. Só existe um IBC em cada Copa do Mundo - não confundir com os centros de imprensa, que existem em cada cidade-sede, normalmente anexos aos estádios. Ter o IBC significa abrigar o coração de toda a imprensa mundial, centralizando as transmissões. Na Copa do Mundo de 2002, o IBC ficou em Seul; em 2006, em Munique; e em 2010, em Joanesburgo. Até o momento, das cidades-sede do Mundial de 2014, apenas o Rio de Janeiro se apresentou como interessado em abrigar o IBC.

Sede da Fifa - É o quartel-general da entidade durante a Copa do Mundo. O presidente, o Secretário Geral e todo o primeiro escalão da Fifa se mudam para este prédio e comandam, dali, a Copa do Mundo. Sediar a Fifa em uma Copa do Mundo é uma demonstração de prestígio da cidade.

Sede do Comitê Organizador Local (COL) - O LOC (em inglês, Local Organizing Comittee), que para a Copa do Mundo de 2014 é presidido por Ricardo Teixeira - também presidente da CBF - normalmente se localiza na principal cidade do Mundial. A Fifa opina sobre a cidade que o abrigará, mas a decisão final é do próprio Comitê. Dali partem as decisões sobre tudo o que tem relação com a organização das sedes do Mundial para receber os jogos da Copa. Logística de viagens, segurança, ingressos e acomodações de imprensa, convidados e torcedores são de responsabilidade do COL.

Sede das Eliminatórias Mundiais da Copa do Mundo - É o segundo evento mais prestigiado do período pré-Copa do Mundo, perdendo apenas para o sorteio das chaves do Mundial. Normalmente conta com a presença de representantes das mais de 200 Federações que compõem o quadro da Fifa, e é transmitido para todo o planeta. Normalmente acontece em um local simbólico do país que sedia o Mundial. A Fifa aprovou o Forte de Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro, e reprovou a Cidade da Música, que fica na Barra da Tijuca. Apesar da decisão oficial só ser divulgada pela entidade em novembro, já que o sorteio acontece em junho de 2011, o Forte de Copacabana já é considerado a sede do evento.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Fifa estuda acabar com a prorrogação na Copa de 2014

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, quer que os dirigentes do comitê executivo da entidade considerem a ideia de abolir a prorrogação na Copa 2014, para encorajar as seleções a serem mais ofensivas, depois de ver um Mundial, na África do Sul, no qual a maioria dos times primeiro se preocupou em se defender.

Christian Hartmann/Reuters - 05/03/2010
Ele também cogita em adotar novamente o Gol-de-ouro.

Blatter disse nesta quinta-feira que pretende impedir que as seleções sejam muito defensivas em jogos que muitas vezes acabam empatados depois de 90 minutos pelo fato de as equipes evitarem de tomar um gol "a todo custo".

"Nos primeiros jogos da primeira fase na África do Sul, vimos equipes que não queriam perder, que buscavam o empate. É um tema que eu colocarei em discussão nas próximas reuniões das comissões técnicas e de futebol. É preciso encontrar soluções para movimentar os jogos nesse tipo de torneio, para que as equipes joguem para vencer", afirmou Blatter, em uma entrevista publicada pelo site oficial da Fifa.

"Da mesma forma, queremos discutir a prorrogação. Com frequência, as equipes procuravam não tomar gols durante a prorrogação. Passar diretamente à disputa nos pênaltis e adotar de novo o gol de ouro (gol marcado na prorrogação que define automaticamente o vencedor) são as opções. Vamos ver o que será decidido nessas comissões", completou.

A regra do gol de ouro foi aplicada pela Fifa nas Copas do Mundo de 1998 e 2002, quando os ataques das seleções tiveram um incentivo extra para buscar a vitória depois do empate no tempo normal.

Os dirigentes da Fifa irão se reunir novamente para discutir as regras e outras questões ligadas ao futebol em encontro no próximo dia 18 de outubro. Em seguida, um relatório sobre a reunião será apresentado ao comitê executivo da entidade nos dias 28 e 29 de outubro, em Zurique, onde novas decisões poderão ser implementadas.

Ao falar sobre o Mundial de 2010, Blatter disse que a Espanha mereceu ser campeã, mas admitiu que gostaria de ter visto um campeão que fosse de um continente que nunca festejou a conquista da competição. "Nós esperávamos um novo campeão depois de algumas edições da Copa do Mundo. Esperávamos, de certo modo, que esse campeão viesse também de um novo continente. A Coreia do Sul chegou perto disso em 2002 pela Ásia (onde foi semifinalista). Desta vez, faltaram dois centímetros para que os ganeses chegassem à semifinal. Mesmo assim, acredito que o título espanhol seja merecido. Ao lado da Argentina, foi a seleção que, na minha opinião, exibiu o melhor futebol. Além disso, é uma equipe jovem, como também é a da Alemanha, terceira colocada, e a de Gana. É um bom sinal", ressaltou.

domingo, 5 de setembro de 2010

Inter faz teste para ver como ficará nova arquibancada do Beira-Rio após reforma

O Inter aproveitou o jogo contra o Prudente, no final da tarde deste domingo, para testar como ficará a nova arquibancada inferior do Beira-Rio após o estádio passar pelas reformas visando a Copa do Mundo de 2014. Na sexta-feira, representantes da Fifa estiveram em Porto Alegre e exigiram que todos os espectadores tivessem total visão do gramado.

À esquerda das cabines de rádio do Beira-Rio, foi colocada uma arquibancada móvel, que começa lá em cima, no último degrau das inferiores, avança por cima da antiga Coreia e vai até cerca de três metros para dentro do gramado do Beira-Rio.

– Em função das placas de publicidade, eles exigem que todos tenham total visão do gramado. Como é um estádio pronto, antigo, nós temos que fazer esta simulação. É assim que vai ficar. Aproximando cada vez mais o espectador do gramado. Estamos montando esta bancada em função da visibilidade – disse Emídio Ferreira, vice-presidente de patrimônio do Inter.

O diretor executivo de marketing, Jorge Avancini, fala sobre os benefícios que o torcedor terá quando a reforma do Beira-Rio estiver pronta:

– A visão é fantástica. Realmente o estádio vai ficar entre os melhores do mundo. Vai aumentar ainda mais a capacidade de público.