Bem vindos ao blog da FIFA World Cup 2014

A Copa do Mundo da FIFA de 2014 será a 2ª realizada no BRASIL.
As 12 cidades que sediarão os jogos: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Cuiabá, Manaus, Fortaleza, Salvador, Recife e Natal.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Corinthians não colocará dinheiro para sediar abertura da Copa de 2014

A construção do estádio do Corinthians não tem nada a ver com a abertura da Copa de 2014. A diretoria do clube, no entanto, se gaba por seu projeto ter sido apontado como última solução para a cidade de SP. Desde que, para isso, não precise depositar dinheiro próprio.

"O Corinthians não botaria um vintém. Acho muito louvável não ter recursos públicos. O Timão pode ser atrapalhado em matéria de cronograma, encara tudo isso para fazer a abertura na cidade de São Paulo. Mas não vamos botar a mão no bolso", disse o diretor do marketing do time paulista, Luis Paulo Rosenberg.
O projeto apresentado nesta terça-feira pelo arquiteto responsável, Aníbal Coutinho, prevê capacidade para 48 mil pessoas. Apesar disso, já se pensou na possibilidade de estender a construção para até 70 mil lugares - 5 mil a mais que o exigido pela Fifa para abrigar a partida de abertura.

"Essa ampliação fazia parte do planejamento do Corinthians desde o início do projeto, visando o crescimento de espaço de acordo com a torcida, mas em até 20 anos. Por isso, já há uma etapa intermediária de cadeiras para 60 mil pessoas e, depois, para 70 mil", esclareceu Coutinho.

A ampliação de 48 mil para 70 mil lugares pode ser provisória, mas teria o mesmo custo que uma obra definitiva. O principal empecilho, contudo, seria a manutenção posterior do estádio. Os dirigentes se questionam se valeria a pena aumentar a capacidade para abrigar poucos jogos da Copa.

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Kassab defende participação do Palestra Itália

Apesar da CBF não querer mais de um estádio por cidade-sede na Copa do Mundo de 2014, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, afirmou que vai brigar para que o Palestra Itália, do Palmeiras, também participe de alguma forma do Mundial. A informação foi divulgada durante entrevista do prefeito ao jornal "Folha de São Paulo".

Com a construção do estádio do Corinthians, este deve ser o local da abertura do Mundial, e as reformas do Palestra Itália, a casa do Palmeiras torna-se candidata a participar da Copa do Mundo. O prefeito está confiante na participação de duas arenas paulistas na competição, apesar do Palestra ter o problema com trânsito da região.

As reformas do Palestra Itália devem ser inauguradas em 2012, já que o clube comemora 100 anos em 2014.

domingo, 29 de agosto de 2010

Estádio de São Paulo

O estádio do Corinthians, que será construído na zona leste de São Paulo, receberá jogos da Copa do Mundo de 2014, segundo a Folha de S. Paulo. A decisão foi tomada após uma reunião entre o governador de São Paulo, o prefeito, a CBF e o Comitê de Organização Local do Mundial.

A confirmação veio horas depois do presidente do Corinthians, Andres Sanchez, dizer que estava lutando para "não deixar ter jogo da Copa no Morumbi". O estádio do São Paulo foi descartado porque, segundo o Comitê Organizador Local da Copa, não houve garantias financeiras para o projeto - a Fifa aprovou um com orçamento de R$ 630 milhões e o São Paulo apresentou um projeto de R$ 265 milhões.

Ricardo Teixeira já havia dito que não havia possibilidade de São Paulo ficar sem receber jogos da Copa. O presidente do Corinthians deve anunciar oficialmente a construção do novo estádio no Show da Virada, que comemora o centenário do clube, no dia 1º de setembro.