Bem vindos ao blog da FIFA World Cup 2014

A Copa do Mundo da FIFA de 2014 será a 2ª realizada no BRASIL.
As 12 cidades que sediarão os jogos: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Cuiabá, Manaus, Fortaleza, Salvador, Recife e Natal.

sábado, 3 de julho de 2010

Rio de Janeiro lança primeiro ônibus híbrido produzido no Brasil

O Rio de Janeiro apresentou nesta quarta-feira (26) o primeiro ônibus híbrido movido a hidrogênio produzido no Brasil. Desenvolvido pela Coppe/UFRJ em parceria com a Fetranspor (Federação das empresas de transportes de passageiros do Rio) e as secretarias municipal e estadual de Tranportes, o veículo tem autonomia para rodar até 300 km e emissão zero de poluentes. O valor do projeto e o custo de fabricação não foram divulgados.

O ônibus atende aos padrões tecnológicos e sustentáveis que se deseja implantar no Rio de Janeiro para a Copa de 2014 e a Olimpíada de 2016. Segundo o prefeito em exercício e secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alberto Muniz, o ônibus é feito com tecnologia 100% brasileira. “Além de atender a todas as exigências ambientais, de segurança, acessibilidade, conforto e eficiência, este tipo de veículo não-poluente é o novo modelo de transporte público que o Rio de Janeiro quer. Será um grande salto de qualidade na vida dos cariocas”, disse.

De acordo com a Coppe o projeto do ônibus híbrido coloca o Brasil no grupo de países que se prepara para ingressar na economia do hidrogênio, que poderá, no século 21, exercer o mesmo papel que o petróleo desempenhou no século passado. O veículo não emite poluentes, já que o resíduo que sai do seu cano de descarga é de vapor d'água. Além de silencioso, ele tem eficiência energética superior a dos ônibus convencionais a diesel.

O ônibus híbrido vai circular na cidade de modo experimental, a partir do segundo semestre deste ano, em uma linha que será definida pela Secretaria Municipal de Transportes.

Fonte : Portal 2014

Lúcio quer jogar Copa de 2014; seleção envelhecida deve sofrer renovação

O Brasil ainda não tem nem técnico novo. Mas já dá para saber que poucos jogadores que estiveram na eliminação diante da Holanda farão parte do grupo da Copa do Mundo de 2014.

Um dos que quer continuar é o capitão Lúcio, já com três Mundiais nas costas. "Espero que sim, que eu esteja em 2014. Meu sonho é continuar na seleção, enquanto eu tiver qualidade, disposição, quero ficar. Agora é um momento difícil, a gente sai do campo derrotado, mas não pode esquecer de tanta alegria, tantos momentos bons que essa seleção viveu", disse o zagueiro.

"Amanhã a gente volta a sonhar. A vida é feita de desafios."

Lúcio, 32, capitaneou a seleção brasileira com maior média de idade da história das Copas. No Mundial do Brasil, chegaria com 36 anos. Seu companheiro de zaga, Juan, chegaria com 35, e Gilberto Silva, volante titular, chegaria com 37. É difícil imaginar que eles estejam no grupo do próximo Mundial.

Os dois laterais-direitos, Maicon e Daniel Alves, são dominantes na posição no futebol mundial e, pelo menos em teoria, têm idade para continuar no grupo. Maicon chegaria à Copa com 32 anos de idade, enquanto Daniel Alves, com 31. O goleiro Júlio César, 30, é outro com idade para chegar a 2014, principalmente pela posição em que atua.

Kaká, 28, chegaria a seu quarto Mundial com 32 anos de idade. O difícil é prever se os problemas físicos atuais enfrentados pelo meia serão resolvidos ou abreviarão a sua carreira.

"Calma. Está muito fresco o que aconteceu, depois penso em outra Copa do Mundo, outras coisas. Agora não sei muito o que pensar, no que fazer. 2014 ainda está longe", disse Kaká ao ESPN.com.br.

Seu substituto natural, hoje, seria Paulo Henrique Ganso. Preterido por Dunga para o Mundial, o meia santista deverá ter chance imediata na seleção independente do técnico que assumir o cargo. Outro que poderá ter chance em breve é outro jogador do Santos, Neymar. Ele poderia ser o substituto de Robinho, que chegaria à Copa de 2014 com 30 anos e certamente menos explosão em seu jogo.

Veja abaixo qual será a idade dos jogadores que disputaram a Copa de 2010 na época do Mundial do Brasil:

Júlio César - 34
Gomes - 33
Doni - 34

Maicon - 32
Daniel Alves - 31
Michel Bastos - 30
Gilberto - 38

Lúcio - 36
Juan - 35
Luisão - 33
Thiago Silva - 29

Gilberto Silva - 37
Felipe Melo - 31
Josué - 34
Ramires - 27
Kleberson - 35
Elano - 33
Kaká - 32
Julio Baptista - 32

Robinho - 30
Nilmar - 29
Luis Fabiano - 33
Grafite - 35


Fonte : ESPN

sexta-feira, 2 de julho de 2010

TCE forma comissão para fiscalizar recursos para a Copa 2014


O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE/Ce), conselheiro Teodorico Menezes, definiu, na última terça-feira (29), comissão especial de servidores responsável pelo acompanhamento e fiscalização das obras referentes à Copa do Mundo 2014, que terá Fortaleza como uma das sedes. Proposta pela Secretaria de Controle Externo do Tribunal, a comissão terá como componentes seis servidores lotados em três Inspetorias de Controle Externo (ICEs).

A medida dá continuidade ao Protocolo de Execução relativo à Copa do Mundo de 2014, celebrado entre o Tribunal de Contas da União (TCU) e os Tribunais de Contas dos Estados (TCEs) e dos Municípios (TCMs) cujas capitais serão sedes do Mundial. Coordenada pelo diretor da 11ª Inspetoria de Controle Externo (11ª ICE), José Oscar Feitosa de Andrade, a comissão tem como integrantes os servidores Alexandre Guimarães Sabóia de Albuquerque, Edson Pereira Campos e Theófilo Maciel Melo (todos da 11ª ICE), Rubens Gustavo Nocrato Rocha (7ª ICE) e Carlos Alberto de Miranda Nascimento (6ª ICE).

Ainda no dia 29, o presidente do TCE/Ce e a secretária de Controle Externo do Tribunal, Giovanna Adjafre, tiveram a primeira reunião com os servidores, quando foram tratados aspectos do cronograma de atividades de fiscalização. O Protocolo de Execução prevê que os Tribunais de Contas atuem em conjunto com o objetivo de especificar atividades relacionadas à articulação de esforços, formação de parcerias e troca de informações, por meio do estabelecimento de compromissos e ações conjuntas, para viabilizar a fiscalização dos recursos públicos aplicados para realização da Copa do Mundo 2014.

Doze capitais foram escolhidas como sedes da Copa do Mundo de Futebol: Fortaleza, Natal (RN), Recife (PE), Salvador (BA), Manaus (AM), Cuiabá (MT), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS). O protocolo de intenções reúne 17 instituições: os Tribunais de Contas dos Estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia, Amazonas, Mato Grosso, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul; além dos Tribunais de Contas dos Municípios do Ceará e da Bahia (esses dois Estados possuem organismos separados para fiscalizar entes estaduais e municipais); dos Tribunais de Contas do Município de São Paulo, do Município do Rio de Janeiro; e o TCU.

Fonte: TCE

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Vídeo estádios II

Fonte Nova - Obras

Temos imagens da demolição da Fonte Nova pra copa de 2014, em Salvador, moradores das redondezas reclamam do barulho mas alegam gostar do que está prestes a chegar!


















Senado apresenta projetos de lei para a Copa de 2014

Para tentar regulamentar as atividades relacionadas à Copa de 2014 no Brasil, já tramitam no Senado projetos de lei sobre o evento. Fiscalização de licitações e contratos, uso de espaços publicitários, licenças ambientais e emissões de gases causadores do efeito estufa estão entre os assuntos abordados nessas propostas. Algumas não se restringem apenas à Copa, mas também às Olimpíadas de 2016.

Um desses projetos trata da fiscalização dos gastos públicos pelo TCU (Tribunal de Contas da União) - incluindo licitações e contratos - com a próxima Copa, as Olimpíadas e as Paraolimpíadas de 2016. Esse texto, do senador Renato Casagrande (PSB-ES), foi apresentado dois anos depois da realização dos Jogos Pan-Americanos de 2007 no Rio de Janeiro onde surgiram denúncias de irregularidades e desperdício de recursos públicos. O texto determina que o governo não pode aplicar recursos em patrimônios privados a não ser por meio de empréstimo concedido pelo BNDES.

Outro projeto foi apresentado ano passado pelo então senador Sadi Cassol (PMDB). A proposta dispensa obras e reformas feitas especialmente para a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016 da exigência de licença ambiental prévia. Segundo Cassol, essas medidas levariam smais agilidade nos respectivos empreendimentos.

O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) pretende visa regular o uso dos espaços publicitários, de acordo com a exigências da Fifa, na Copa de 2014 e na Copa das Confederações que será realizada no país um ano antes. O projeto prevê a proibição da divulgação de empresas que não estejam entre os patrocinadores autorizados pela Fifa.

Já aprovado pelo Senado, um outro projeto de lei tramita na Câmara, estabelece a obrigatoriedade da neutralização das emissões de gases de efeito estufa decorrentes da Copa de 2014. A proposta foi apresentada em 2008 pelo então senador Expedito Júnior. Esse texto estabelece que o cálculo das emissões a serem compensadas deverá seguir metodologia aprovada por um órgão governamental competente.

Fonte : (Redação - JB OnLine)

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Prefeitura de São Paulo fará arena em Pirituba para sediar a Copa

FIFA quer abertura em São Paulo

A cidade de São Paulo deve mesmo ser sede da abertura da Copa do Mundo de 2014. Com Morumbi vetado, o prefeito Gilberto Kassab nomeou seu secretário de Planejamento Urbano, Miguel Bucalem, para trabalhar no apoio da construção de uma nova arena, em Pirituba.

Bucalem irá à África do Sul para se encontrar com dirigentes da FIFA para acertar a construção, já que a entidade deseja que a abertura seja realizada na cidade paulista. A intenção é de fazer uma Parceria Pública Privada (PPP) para viabilizar a construção da arena em Pirituba, que deve ter a Odebrecht como responsável pela obra.

Ao final da Copa do Mundo-2014 deverá ocorrer uma licitação para a concessão e exploração do estádio.

Curiosidades que envolvem o caso Piritubão

O Rodoanel, complexo rodoviário, que liga todas as estradas que desembocam na cidade de São Paulo, invadiu a Av. Raimundo Pereira de Magalhães, quando deveria ter encerrado a construção pouco antes, e perto da Rodovia dos Bandeirantes.

Além de terem prolongado o espaço da obra do Rodoanel, caso tenha uma arena por perto, a concessionária colocará mais pedágios no entorno do estádio.

E falando em entorno do estádio, o espaço onde deverá ser construído o Piritubão, há muito tempo foi todo invadido e as construções formam uma das maiores ocupações urbanas da cidade. O mesmo problema que o Morumbi enfrenta com o conturbado Paraisópolis.

Para não ter problemas com o entorno da nova arena, a prefeitura de São Paulo terá que desapropriar muitos moradores da região, o que deveria ser feito com o Paraisópolis para o estádio de o Morumbi sediar a abertura.

O trem que leva a população ao trabalho está sempre lotado e quase nunca dá conta da demanda de gente nos horários de pico. Como um dos principais meios de transportes da região, ao centro, é certo de que as torcidas organizadas irão se encontrar dentro dos vagões dos trens.

Fonte : MSM

terça-feira, 29 de junho de 2010

Florianópolis pode receber seleções na Copa de 2014

Anúncio foi feito pela empresa responsável pelas acomodações durante o Mundial

A Match Service, empresa responsável pelas acomodações durante a Copa do Mundo da Fifa, anunciou que Florianópolis foi uma das cidades escolhidas para ser Team Base Camp, ou seja, a cidade será anfitriã de, pelo menos, uma seleção estrangeira de ponta para o Mundial de 2014.

O projeto de candidatura da Capital como Team Base Camp foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Turismo Cultura e Esportes (Setur) e encaminhado à Fifa e ao Comitê Organizador para Cidade-Base no mês de abril. A intenção da prefeitura é hospedar pelo menos uma seleção de ponta, receber sua torcida e a imprensa internacional durante um período de 15 a 30 dias.

Fonte : ClicEsportes

segunda-feira, 28 de junho de 2010

São Paulo diz à Fifa que jamais 'brincou' sobre estádio

Depois de ter o Morumbi oficialmente excluído da Copa do Mundo de 2014, em uma decisão considerada "arbitrária" por seu presidente, Juvenal Juvêncio, o São Paulo voltou a se manifestar sobre o assunto, nesta segunda-feira, para rebater declarações feitas no último sábado pelo secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke.

Arquivo/AE
Arquivo/AE
Morumbi foi excluído da Copa 2014 pela CBF

Por meio de uma nota oficial publicada em seu site, o São Paulo diz "que jamais tratou como ''brincadeira'' o trabalho de preparação do Estádio do Morumbi para a Copa do Mundo de 2014". Em seguida, o clube ressaltou que "é uma instituição séria, com décadas de história ilibada e merecedora do mais absoluto respeito, posto que jamais ''brincou'' ou ''brincará'' no trato dos assuntos de sua responsabilidade".

No último sábado, na África do Sul, Valcke afirmou que a conclusão do polêmico assunto envolvendo o Morumbi era uma "boa notícia" e disse que "já estava na hora de parar de brincar", se referindo ao fato de os dirigentes do São Paulo terem supostamente dado pouca importância às exigências da Fifa para reforma do Morumbi. No mesmo dia, o dirigente garantiu que a cidade de São Paulo será uma das sedes da Copa de 2014 e consequentemente terá um estádio preparado para receber jogos da competição.

O São Paulo ainda foi além ao comentar as declarações de Valcke e as iniciativas que serão empregadas para a construção de um novo estádio na capital paulista ao insinuar uma conduta desonesta do dirigente. "A exclusão do Estádio do Morumbi só pode ser considerada 'boa notícia' por aqueles que têm interesses pouco nobres refletidos em esforços que pretendem aproveitar do mote da Copa do Mundo de 2014, com vistas à geração de ''boas oportunidades de negócios'', como seria o caso da construção de uma nova arena em São Paulo, na qual investimentos públicos seriam oferecidos como forma de agregar valor ao empreendimento privado cuja finalidade principal é realizar lucros em favor de 'investidores' e seus 'sócios'", dizia trecho da nota publicada pelo São Paulo.

O clube ainda citou declarações do coordenador do Grupo de Trabalho Paulista, Caio Luiz de Carvalho, para defender a sua posição diante da Fifa de condenar iniciativas para construção de uma nova arena na capital paulista. Na nota oficial que distribuiu, o São Paulo diz que, "em reiteradas oportunidades, (Carvalho) classificou tais ações como ''criminosas'', tendo, inclusive, questionado (e respondido): ''Será que algum grupo vai investir para ter prejuízo? Só se for lavagem de dinheiro ou maracutaia''".

Fonte : O ESTADÃO

domingo, 27 de junho de 2010

Logo Copa 2014

A Fifa vai anunciar oficialmente o logo da Copa 2014 dia 8 de julho, mas até agora não se sabe como vai ser a marca oficial.
Até porque nenhum brasileiro gostou do logo recentemente apresentado que representa a taça do mundial, e provavelmente será algo parecido com o desse ano com o quadro da Fifa em volta de um desenho que se espera de algum animal da flora brasileira, ou algo do gênero.
Já está confirmada no evendo as presenças de Lula e Romário, Pelé também foi convidado, mas não se manisfestou.