O Rio de Janeiro apresentou nesta quarta-feira (26) o primeiro ônibus híbrido movido a hidrogênio produzido no Brasil. Desenvolvido pela Coppe/UFRJ em parceria com a Fetranspor (Federação das empresas de transportes de passageiros do Rio) e as secretarias municipal e estadual de Tranportes, o veículo tem autonomia para rodar até 300 km e emissão zero de poluentes. O valor do projeto e o custo de fabricação não foram divulgados.
O ônibus atende aos padrões tecnológicos e sustentáveis que se deseja implantar no Rio de Janeiro para a Copa de 2014 e a Olimpíada de 2016. Segundo o prefeito em exercício e secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alberto Muniz, o ônibus é feito com tecnologia 100% brasileira. “Além de atender a todas as exigências ambientais, de segurança, acessibilidade, conforto e eficiência, este tipo de veículo não-poluente é o novo modelo de transporte público que o Rio de Janeiro quer. Será um grande salto de qualidade na vida dos cariocas”, disse.
De acordo com a Coppe o projeto do ônibus híbrido coloca o Brasil no grupo de países que se prepara para ingressar na economia do hidrogênio, que poderá, no século 21, exercer o mesmo papel que o petróleo desempenhou no século passado. O veículo não emite poluentes, já que o resíduo que sai do seu cano de descarga é de vapor d'água. Além de silencioso, ele tem eficiência energética superior a dos ônibus convencionais a diesel.
O ônibus híbrido vai circular na cidade de modo experimental, a partir do segundo semestre deste ano, em uma linha que será definida pela Secretaria Municipal de Transportes.
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