Bem vindos ao blog da FIFA World Cup 2014

A Copa do Mundo da FIFA de 2014 será a 2ª realizada no BRASIL.
As 12 cidades que sediarão os jogos: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Cuiabá, Manaus, Fortaleza, Salvador, Recife e Natal.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Governo do Distrito Federal cobra Fifa por abertura da Copa


Rogério Rosso (esq.) ao lado de Ricardo Teixeira em apresentação do estádio para 2014

BRASÍLIA - O governador do Distrito Federal, Rogério Rosso, enviou nesta sexta-feira uma carta ao presidente da Fifa, Joseph Blatter, em que cobra uma posição da entidade sobre o processo de escolha da cidade como sede da abertura da Copa. Brasília luta para ser o palco do jogo inaugural da competição, mas o Comitê Organizador Local confirmou na última segunda que o novo estádio do Corinthians, a ser construído em São Paulo, deve ter a honraria.

No documento enviado à Fifa, num apelo para mudar a situação estabelecida, o governador do Distrito Federal criticou a opção por São Paulo para receber a abertura da Copa. "A nossa surpresa foi ver que a escolha se baseia em um estádio que não possui sequer um projeto pronto para a sua construção, não há previsão de fonte de financiamento e a possibilidade de sua entrega é prevista apenas para o fim de 2013", escreveu Rogério Rosso.

Mais um vídeo meu pro YouTube

http://www.youtube.com/watch?v=fdxY6v4F2F8

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Estádio de Brasília será reduzido

Segundo novo governador, capacidade deve passar de 70 mil para cerca de 40 mil lugares

Mesmo sem ter tomado posse de seu cargo no Distrito Federal, o governador eleito, Agnelo Queiroz, já se pronunciou sobre o Estádio Nacional de Brasília. Segundo declaração concedida à "Folha de S. Paulo" e confirmada nesta quinta-feira por meio de sua assessoria de imprensa, a recomendação é a de reduzir quase pela metade a capacidade da arena, de 70 mil para cerca de 40 mil lugares.

A iniciativa visa a adequar os custos ao orçamento, que não está folgado para o próximo ano, além de garantir que o DF não terá um elefante branco após o Mundial do Brasil, em 2014.

Ainda não existe um valor previsto para o investimento no Estádio, que está sendo erguido sobre o antigo Mané Garrincha. Mas as obras, a cargo da construtora Andrade Gutierrez, já estão em andamento, com previsão de término para agosto de 2012.

Segundo informações da assessoria de imprensa do novo governador, a decisão foi motivada pela praticamente certa escolha de São Paulo como sede da abertura da Copa. E ainda não foram feitos estudos mais detalhados e nem notificados os maiores interessados, como o engenheiro Eduardo Castro Mello, responsável pelo projeto.

– Quero ver o documento assinado pela Fifa dizendo que o estádio do Corinthians vai atender às condições necessárias para receber a abertura. Todos os outros projetos participaram de seminários e deram essas garantias. Mas, se o governador decidir que não queremos receber, sequer as semifinais, o estádio pode ser adaptado para até 45 mil lugares, sem que tenhamos de perder as características arquitetônicas do projeto atual. Já foi prevista essa diferença – disse.

Segundo Castro Mello, a capacidade de 70 mil assentos também atende a uma solicitação da Fifa para a Copa das Confederações, em que Brasília sediaria a abertura e o encerramento da competição.


quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Porto Alegre escolhe Selo e campos de treino

Na manhã desta terça-feira, Porto Alegre deu mais um passo na preparação visando à Copa do Mundo de 2014. O prefeito José Fortunati apresentou o comitê organizador e divulgou a logomarca da cidade para o evento.

Durante o lançamento, Fortunati confirmou que serão indicados três campos de treino em Porto Alegre para serem usados pelas seleções que jogarão na Capital. Os nomes a serem passados a FIFA são os estádios do Passo D'Areia (do São José), da futura Arena do Grêmio e ainda o da Pontifícia Universidade Católica (PUC). O prazo para as indicações se encerram no próximo dia 20.

— Tínhamos muitas opções de campos. Eu, que continuo jogando futebol, me surpreendi que havia campos em ótimos estado que eu não conhecia. Mas no fim optamos por três — justificou Fortunati.

A partir desta quarta-feira, o comitê projeta manter conversas com as direções de São José, Grêmio e, na sequência, com a PUC.


Estádio Passo D´areia














Estádio PucRs













Arena do Grêmio

Comitê paulista envia cronograma de obras do estádio do Corinthians

Os trâmites burocráticos para a decisão do estádio paulista na Copa do Mundo de 2014, aos poucos vão sendo executados. Nesta sexta-feira, o comitê paulista encaminhou documentos do novo estádio a ser construído no bairro de Itaquera, em São Paulo, para ser utilizado no Mundial. A papelada foi encaminhada ao Comitê Organizador.

Na carta assinada pelo secretário de planejamento do Estado de São Paulo, Francisco Vidal Luna, o futuro estádio do Corinthians é apresentado como pretendente a receber o jogo de abertura.

“Anexo a essa correspondência do Corinthians, estão as informações sobre o cronograma de implantação, bem como desenhos do anteprojeto de arquitetura, que segundo aquela agremiação atende os requisitos do caderno de encargos da Fifa”, diz o texto assinado por Vidal Luna.

Agora, o Comitê Organizador da Copa do Mundo, com o projeto em mãos, fará análise técnica dos detalhes da proposta, assim como fez nos outros 11 projetos. A entidade, porém, ainda pode solicitar mudanças para que o estádio esteja compatível às exigências da Fifa.

Na última segunda-feira, o presidente do Comitê Organizador de 2014 e da CBF, Ricardo Teixeira, esteve em São Paulo para reafimar que o futuro estádio do Timão, em Itaquera, será a sede paulista na Copa.

Em tempo: o dirigente da CBF, os dirigentes corintianos e os representantes do governo paulista não souberam informar como será financiada o aumento da capacidade do estádio, de 48 mil para 65 ou 70 mil lugares.

domingo, 7 de novembro de 2010

Espanha propõe torneio entre seleções campeãs

O diário espanhol "Marca" divulgou neste sábado que a Iberdrola, um dos principais patrocinadores da seleção da Espanha, propôs à Fifa a criação de um torneio com todas as oito equipes que conquistaram a Copa do Mundo, entre 1930 e 2010.

A ideia é que o torneio fosse disputado em meados de 2013 e que sirva de prévia para a Copa do Mundo do Brasil. Porém, o principal problema é que, neste período, será disputada a Copa das Confederações.

Caso a ideia avance, a competição reuniria as seleções de Brasil, Itália, Alemanha, Argentina, Uruguai, Inglaterra, França e Espanha.