Bem vindos ao blog da FIFA World Cup 2014

A Copa do Mundo da FIFA de 2014 será a 2ª realizada no BRASIL.
As 12 cidades que sediarão os jogos: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Cuiabá, Manaus, Fortaleza, Salvador, Recife e Natal.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Aeroporto Salgado Filho ganha Licença de Instalação


Um dos principais gargalos para a realização da Copa 2014 em Porto Alegre, o aeroporto Salgado Filho ganhou, nesta terça-feira, Licença de Instalação. A LI Nº 1057/2010-DL concedida pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) contempla a ampliação do Aeroporto Internacional Salgado Filho, que inclui o aumento da Pista de Pouso e Decolagem 11-29, cabeceira 29, e da Pista de Taxiway “D”, incluindo a pavimentação e a macrodranagem.

A área do sítio aeroportuário passará de 360 a 432,52 hectares, o que representa um acréscimo de 72,52 hectares. Dentre as condições e restrições incluídas na LI, estão as relativas à implementação de Programas Ambientais, à preservação e conservação ambiental, ao uso de óleos lubrificantes e ao manejo de resíduos sólidos provenientes das obras. O documento é válido de 28.9.2010 até 27.9.2015.

O secretário extraordinário da Copa 2014 do estado, Eduardo Antonini, ressalta a importância da reforma para a realização do Mundial.

“A ampliação do aeroporto é uma das obras mais necessárias para que o Rio Grande do Sul possa realizar uma boa Copa do Mundo. A importância disso ficou bem clara no último Mundial, realizado na África do Sul, onde os aeroportos apresentavam excelentes condições.”.

A ampliação da pista é uma das três reformas no Aeroporto Salgado Filho previstas para a Copa de 2014. Além dela, há a ampliação do terminal de passageiros e do pátio de aeronaves e a construção de um novo terminal de cargas. O valor total das intervenções está estimado em R$ 792 milhões.

domingo, 26 de setembro de 2010

Reivindicação da Concacaf

Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe anunciou o desejo de ter quatro vagas diretas na próxima Copa, que será realizada no Brasil em 2014. A reivindicação foi oficializada pelo presidente da entidade, o trinitino Jack Warner.

"Nossos membros deixaram muito claro que necessitamos de quatro vagas. Nossa região está unida atrás desta posicão", emitiu o mandatário que está à frente do organismo desde 1990.

Atualmente, a Concacaf tem direito a três vagas e o quarto colocado disputa uma partida de repescagem com o quinto colocado das Eliminatórias Sul-americanas. Em 2010, EUA, México e Honduras foram as nações que carimbaram vaga de forma direta. A Costa Rica acabou perdendo pro Uruguai e ficou fora.

O fato de o Brasil ter vaga garantida (por ser o país-sede) pode configurar-se em um consistente argumento para que a Fifa retire uma das vagas destinadas à Conmebol (América do Sul) e dê para a Concacaf. A Fifa ainda não se pronunciou sobre o assunto.