Bem vindos ao blog da FIFA World Cup 2014

A Copa do Mundo da FIFA de 2014 será a 2ª realizada no BRASIL.
As 12 cidades que sediarão os jogos: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Cuiabá, Manaus, Fortaleza, Salvador, Recife e Natal.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Kassab anuncia para abril início da construção de estádio da Copa em SP

A construção do estádio da abertura da Copa do Mundo de 2014, em São Paulo, começará no início de abril, informou nesta sexta (25) o prefeito Gilberto Kassab (DEM). O governador Geraldo Alckmin (PSDB) se comprometeu a levar uma linha de metrô até o estádio, que pertencerá ao Corinthians.
Os anúncios foram feitos pelo prefeito e pelo governador após reunião na tarde desta sexta com a presidente Dilma Rousseff e os ministros do Esporte, Orlando Silva, e da Casa Civil, Antonio Palocci, em São Paulo.
- Chegamos a um acordo. Para os três poderes, é o "Itaquerão". O projeto arquitetônico está aprovado, e o governo federal fará investimentos de R$ 400 milhões via BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para a construção do estádio. Em contrapartida, São Paulo vai investir na infraestrutura viária da região. Teremos uma estação de metrô na porta do estádio, com trem de quatro em quatro minutos. Vamos transformar a região de Itaquera em um polo logístico, com investimentos na área de transportes - declarou Alckmin.
Kassab disse não saber se o estádio do Corinthians estará pronto para a abertura da Copa das Confederações, em 2013.
- Falando como engenheiro, pode estar pronto, dependendo da construtora. Mas se não estiver pronto, teremos outros estádios, como o próprio Morumbi e a Arena do Palmeiras, que já estará concluída - disse Kassab.
Encontro com o Ministério Público
Kassab informou que deve se reunir em março com representantes do Ministério Público para resolver pendências relacionadas ao terreno onde o estádio será construído, no bairro de Itaquera, na Zona Leste de São Paulo.
Segundo Kassab, a reunião deve ocorrer entre 3 ou 4 semanas e em, seguida, será publicado um edital como "sinal verde" para que o Corinthians comece a construção do estádio.
- Estamos acertando uma última pendência do terreno com o Ministério Público, e contamos com a compreensão deles para o apoio em um evento tão importante para a cidade. Estamos fazendo um pacto para trabalharmos juntos e faremos um encontro com o Ministério Público, junto com o Corinthians e a prefeitura, para finalizarmos o processo - disse Kassab.
A área do CT de Itaquera, com mais de 200 mil metros quadrados, pertencia à prefeitura e foi concedida ao clube paulistano, em 1988, para ser usufruída por 90 anos. Segundo o Ministério Público, em contrapartida, o Corinthians se comprometeu a construir um estádio em cinco anos, mas isso não foi cumprido no prazo estabelecido.
O Ministério Público ajuizou, em 2001, uma ação civil pública para que o Corinthians devolva à Prefeitura de São Paulo o terreno. A ação foi movida depois que uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara Municipal divulgou que o clube desrespeitou o acordo da concessão, e a Prefeitura não cobrou a devolução do terreno.
Maquete Estádio Corinthians (Foto: Divulgação)
O ministro Orlando Silva, do Esporte, afirmou que entregará na próxima semana para a presidente Dilma um projeto para a Copa do Mundo.
- Já visitei nove capitais. Nossa preocupação era com São Paulo e Natal, que não tinham estádios definidos - declarou Orlando Silva.
O ministro disse que a preocupação de Dilma era ter na abertura da Copa uma cidade com rede hoteleira e aeroportos suficientes e um estádio em condições de receber um jogo dessa importância.
Segundo, Dilma esteve pessoalmente em São Paulo "para ter esta certeza do Kassab e do Alckmin de que o estádio do Corinthians ficará pronto até a abertura da Copa".

CBF confirma Brasil x Holanda em Goiânia no dia 4 de junho

A CBF confirmou, em seu site oficial, que a Seleção Brasileira enfrentará a Holanda no estádio Serra Dourada, em Goiânia, que não será sede da Copa, no dia 4 de junho. A partida será a última do time de Mano Menezes antes da estreia na Copa América.
A confirmação foi feita após um encontro entre o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e o governador de Goiás, Marconi Perillo, em Brasília. Esta será a segunda vez que o Brasil enfrenta a Holanda em Goiânia: em 8 de junho de 1999, a Seleção venceu por 3 a 1 com gols de Amoroso (dois) e Leonardo.
A equipe de Mano entrou em campo apenas uma vez em 2011: derrota de 1 a 0 para a França, no último dia 9. Em 27 de março, a Seleção pega a Escócia em Londres. Depois do confronto com a Holanda, o Brasil estreia na Copa América, na Argentina, contra a Venezuela no dia 3 de julho.
Atual vice-campeã do mundo, a Laranja está invicta desde a derrota para a Espanha na prorrogação da final da Copa: 1 a 1 com Ucrânia, 5 a 0 sobre San Marino, 2 a 1 na Finlândia, 1 a 0 contra Moldávia, 4 a 1 na Suécia, 1 a 0 contra a Turquia e 3 a 1 sobre a Áustria. Antes de pegar o Brasil, a Holanda enfrenta a Hungria duas vezes pelas eliminatórias da Eurocopa de 2012 (25 e 29 de março).
Em sua campanha na África do Sul, a seleção holandesa eliminou os brasileiros nas quartas de final: 2 a 1, de virada, em partida realizada em Port Elizabeth.