Bem vindos ao blog da FIFA World Cup 2014

A Copa do Mundo da FIFA de 2014 será a 2ª realizada no BRASIL.
As 12 cidades que sediarão os jogos: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Cuiabá, Manaus, Fortaleza, Salvador, Recife e Natal.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Governador do DF defende abertura da Copa de 2014 em Brasília

O governador DF, Rogério Rosso, defendeu hoje (27) a realização da abertura da Copa do Mundo de 2014 em Brasília, alegando que a cidade é a que reúne as melhores condições no país para o evento. Rosso fez o pedido ao presidente da CBF, Ricardo Teixeira, durante a cerimônia de lançamento do projeto de reforma e ampliação do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.

Na cerimônia, foi assinado também contrato com a Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso para que ex-detentos e até beneficiados pelo regime de prisão semiaberta sejam contratados para trabalhar na reforma do estádio. As obras já começaram e estão sendo tocadas pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Terracap) e pelo consórcio formado pelas empreiteiras Via Engenharia e Andrade Gutierrez, que ganhou a licitação.

Em entrevista coletiva, Ricardo Teixeira informou que a decisão sobre a sede do jogo de abertura da Copa será tomada pelo Comitê Organizador da Federação Internacional de Futebol (Fifa), em conjunto com a CBF. Segundo ele, ainda não, porém, previsão de quando isso será feito.

Sobre as obras em outras cidades-sede, Teixeira disse que as providências tomadas até agora para reformar os estádios demonstram "a responsabilidade tácita que o Brasil está assumindo" para realização do megaevento.

"Poucas cidades no mundo concentram uma estrutura hoteleira a pequena distância do estádio, que poderá receber mais de 70 mil torcedores", disse Rogério Rosso, ao mencionar as vantagens de Brasília para a abertura da Copa. Ele citou ainda a curta distância do aeroporto até o estádio, que fica perto de um grande centro de convenções.

Com a reforma, destacou o governador, o Mané Garrincha "será uma arena multiuso depois dos jogos da Copa, a mais moderna do mundo, com condições inclusive de sediar shows, entre outros grandes eventos". O projeto para reforma do estádio está dentro das regras da Fifa, terá lojas, restaurantes e garagens e é, na opinião de Rosso, o mais moderno do mundo.

O governador disse que, ao defender a ideia de Brasília ser a sede da abertura da Copa, "não quis constranger o presidente da CBF" e sim mostrar que, "se depender de atributos, a cidade tem todas as condições para sediar os jogos e se sentiria honrada por isso, depois de ter completado 50 anos de fundação".

A obra do estádio foi orçada em R$ 692 milhões e, segundo o governador é o orçamento mais barato, comparado com o que vai ser gasto nos estádios de outras cidades. O valor foi baseado na divisão dos custos pelo número de cadeiras e venceu quem ofereceu o menor preçO, afirmou o governador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário