
A situação dos estádios brasileiros para a Copa de 2014 é preocupante. De acordo com levantamento do Portal 2014, cinco das 12 sedes do Mundial ainda não começaram suas obras.
Recife e Fortaleza já terminaram as licitações, mas não conseguiram tirar suas arenas do papel. Natal deve lançar o edital na próxima segunda-feira e corre o risco de iniciar a construção do Estádio das Dunas apenas em 2011.
No Sudeste, São Paulo ainda nem definiu onde será construído o estádio. O Morumbi foi vetado e o novo local não foi definido. O mais provável é que a arena do Corinthians, em Itaquera, seja a sede paulista. No entanto, o projeto alvinegro é para 48 mil lugares e a Fifa exige o mínimo de 65 mil lugares para o estádio que almeja abrir o Mundial.
O último local que ainda não ligou os tratores é Curitiba. O Atlético-PR deve assinar na segunda-feira um acordo com a prefeitura e o governo do Paraná. Levará R$ 90 milhões com a venda do potencial construtivo, em esquema que ainda depende de aval dos vereadores e dos deputados estaduais.
O prazo, segundo Portal 2014, que fica de olho no andamento das obras do Mundial no Brasil, está no limite do atraso. Afinal, os estádios devem ficar prontos para a Copa das Confederações, que acontecerá em 2013, daqui 33 meses. E, a construção de uma arena demora, em média, 30 meses.
Mãos à obra
Diferentemente dessas cinco cidades, outras sete estão com suas obras em andamento. O Mineirão, em Belo-Horizonte, começou em janeiro. Porto Alegre e Rio de Janeiro iniciaram as reformas em agosto. Brasília e Manaus estão no processo de demolição dos atuais estádios. Salvador e Cuiabá já demoliram e agora começaram a erguer a nova Arena.
Nenhum comentário:
Postar um comentário