
Após retirada de entulhos começa construção de lajes que darão suporte à estrutura interna.
Provável palco da final da Copa do Mundo de 2014, o estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, segue para nova etapa de obras, já que a demolição das arquibancadas inferiores terminou há duas semanas. Iniciada em março deste ano com a sondagem do solo, a remodelação do estádio sexagenário segue para as reformas estruturais.Segundo a Secretaria estadual de Obras (Seobras), depois da retirada do entulho terá início a reconstrução das lajes que darão suporte à nova estrutura interna do Maracanã.
A demolição do principal estádio carioca começou em agosto, após a vitória na concorrência pública estadual do consórcio Brasil 2014, formado pelas construtoras Andrade Gurrierrez, Delta e Odebrecht. O estádio foi interditado no mês seguinte a pedido da CBF.
ntervenções
Além da correção das curvas de visibilidade, aproximando as arquibancadas ao gramado, o principal estádio carioca sofrerá modificações abrangentes. A maior delas é a diminuição da capacidade, que passará de 83 mil para 76 mil lugares depois da Copa.
O local das cadeiras azuis será elevado em 5m, enquanto o anel superior de arquibancadas avançará 12m em direção ao gramado. O acesso será feito através das duas rampas monumentais que voltarão a funcionar com a transferência dos camarotes da parte superior para o nível intermediário do estádio. Além destes, serão feitos mais quatro acessos para que o tempo de escoamento do público não ultrapasse os oito minutos.
Desde o anúncio do Brasil como sede da Copa, em outubro de 2007, o custo da reforma do Maracanã sofreu diversas revisões orçamentárias. A previsão inicial de R$ 400 milhões saltou para R$ 705 milhões devido, segundo o governo fluminense, a modificações no projeto solicitadas pela Fifa.
O governo pretende reabrir o estádio em dezembro de 2012 para a Copa das Confederações, evento-teste que ocorre na metade de 2013. No entanto, o torcedor pode ter que esperar até o final da Copa brasileira para voltar a frequentar o estádio, já que durante este período o Maracanã deve ficar nas mãos da Fifa, que testará sua estrutura visando à realização da final.
Nenhum comentário:
Postar um comentário