Bem vindos ao blog da FIFA World Cup 2014

A Copa do Mundo da FIFA de 2014 será a 2ª realizada no BRASIL.
As 12 cidades que sediarão os jogos: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Cuiabá, Manaus, Fortaleza, Salvador, Recife e Natal.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Arena Para-tiba é cogitada novamente para Copa

om todo o embróglio financeiro sobre a Arena da Baixada, um plano alternativo para Curitiba continuar como sede da Copa do Mundo de 2014 ganha cada vez mais força. É a Arena Para-Tiba, projeto apresentado pelo vice-presidente da cidade, Vilson Ribeiro de Andrade, há dois meses, que passou a ser uma válvula de escape.

Se antes o estádio seria apenas de utilização de Coritiba e Paraná, agora tem tudo para fazer parte da Copa. Os dois clubes vinham conversando desde o ano passado com a construtora Andrade Gutierrez, mas outras duas empresas também se interessaram pelo projeto: a Camargo Corrêa e a OAS, sendo esta última a que mais tem condições de iniciar as obras.

"Este novo estádio envolveria o Coritiba, o Paraná, a Federação Paranaense de Futebol, a prefeitura e o Governo Estadual. Lá seria feito um novo estádio, além de um ginásio multi-uso. Isto com uma empresa (OAS) que já está construindo um estádio em Salvador, para Bahia e Vitória, para o Grêmio e já construiu dois em Portugal", explicou o deputado estadual Stephanes Júnior.

A Arena Para-tiba seria construída onde atualmente se encontra o Pinheirão e teria suas obras, avaliadas em cerca de R$ 500 milhões, bancadas pela construtora. Em troca, governo e prefeitura anulariam a dívida da FPF por conta do Pinheirão, e Coritiba e Paraná cederiam seus atuais estádios à empreiteira.

"Este é um projeto já amadurecido e que é viável para a cidade. A construtora vai fazer tudo, desde que, com o Coritiba e o Paraná aceitando, os outros estádios ficassem com ela", acrescentou Stephanes.

A expectativa é que o estádio fique pronto em abril de 2013, tempo hábil, inclusive, para transformar Curitiba em uma das sedes da Copa das Confederações, realizada no mesmo ano.

Mesmo assim, o deputado se mostra favorável para que a Arena da Baixada continue como a sede paranaense, uma vez que os investimentos seriam menores. Porém, adiantou que o plano alternativo foi apresentado pelo goverandor Orlando Pessuti ao presidente da CBF e do Comitê Organizador da Copa do Mundo, Ricardo Teixeira, na semana passada, quando os dois se encontraram em Johannesburgo, na África do Sul.

"Atualmente é mais fácil terminar a Arena. Por isto, este é um plano B. Temos que trabalhar com a primeira opção. Mas o governador Orlando Pessuti esteve em Johannesburgo na semana passada, conversou com o Ricardo Teixeira e apresentou que, caso a Arena fique fora, existe este segundo projeito", completou o deputado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário