Bem vindos ao blog da FIFA World Cup 2014

A Copa do Mundo da FIFA de 2014 será a 2ª realizada no BRASIL.
As 12 cidades que sediarão os jogos: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Cuiabá, Manaus, Fortaleza, Salvador, Recife e Natal.

sábado, 17 de julho de 2010

Pequenas empresas paulistas começam a se preparar para 2014

Finda a Copa do Mundo da África do Sul, as empresas paulistas começam a se preparar para o mundial de 2014 que será no Brasil. Uma pesquisa da Associação do Comércio de São Paulo (ACSP), realizada em parceria com o instituto Data Popular, revela que 60% dos comerciantes da capital afirmam que a Copa 2014 será um bom período para seus negócios, sendo que 73% dos entrevistados esperam faturar mais na comparação com o torneio deste ano.

"Uma prova desse entusiasmo é que 62% pretendem organizar seus negócios para a Copa brasileira nos próximos três anos, enquanto 5% dos vendedores ouvidos já estão fazendo um planejamento especial para 2014", afirma Sandra Turchi, superintendente de Marketing da Associação Comercial. A pesquisa ouviu 121 proprietários de bares, restaurantes, supermercados, padarias e lojas de roupas de São Paulo, nos dias 12 e 13 de julho. Dos entrevistados 80% são microempresas e 17% pequenos negócios.

Os pequenos negócios terão oportunidade de se capacitar por meio do Sebrae. A entidade vai investir R$ 36 milhões de recursos próprios em ações de capacitação, desenvolvimento de negócios e mapeamento das oportunidades que a Copa do Mundo de 2014 vai gerar para as micro e pequenas empresas. Juntamente com os aportes das instituições parceiras, o total de recursos no programa do Sebrae para a Copa 2014 já chega a R$ 50 milhões.

A pesquisa mostra também que 71% dos lojistas acreditam que seus negócios serão afetados positivamente se seleção brasileira apresentar um bom desempenho na competição. Quem se preparou para a Copa da África do Sul não se arrependeu: 96% dos comerciantes que aumentaram seus estoques registraram saldo positivo na saída dos produtos. Além disso, 72% daqueles que fizeram alguma promoção relacionada à Copa disseram que a iniciativa correspondeu com as expectativas de vendas.

“Anualmente, 19 milhões de brasileiros participam de promoções e sorteios. Por isso, iniciativas como essa sempre ajudam a atrair o consumidor", diz Renato Meirelles, sócio-diretor do Data Popular.

Capital de negócios

O veto da Fifa ao estádio do Morumbi não desanimou o estado de São Paulo. Dê olho nos negócios e volume de recursos que serão gerados com a Copa de 2014, o estado e a cidade de São Paulo não estão de olho nos jogos, mas sim no Congresso da Fifa e no Centro de Imprensa.

Segundo o jornal Folha de S.Paulo, o prefeito Gilberto Kassab e o governador Alberto Goldman se reúnem na próxima quarta-feira (21) com o presidente do COL/2014 (Comitê Organizador Local), Ricardo Teixeira, para anunciar que São Paulo desistiu da abertura da Copa 2014. Em troca da partida inaugural, a cidade ficaria com o Congresso da Fifa e o IBC (International Broadcast Centre, ou centro internacional de mídia).

Segundo o jornal, técnicos das equipes de turismo dos governos classificam os dois como "eventos que realmente importam", pois trazem para a cidade uma quantidade muito grande de turistas. Apenas o Congresso da Fifa reúne cerca de 2.000 dirigentes. Na África do Sul, o centro de imprensa mundial credenciou cerca de 13 mil jornalistas.

O IBC e o Congresso da Fifa, por sua vez, trazem muitos profissionais que ficam na cidade por longo período e que gastam mais dinheiro do que turistas comuns com hotéis, refeições e transporte.

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